Carta aberta de Inácio Ramos Jr.


Carta Aberta à Aficion, Lisboa, 5 de Novembro de 2008


A Feira da Golegã está aí. Faltam precisamente 2 dias para os cavalos saírem para o Largo do Arneiro, para o fumo dos carros das castanhas começar a subir, e para bebermos uns abafadinhos e umas águas-pé. Apesar disto que me faz feliz pois sou um aficionado nato aos cavalos, estou deveras incomodado com uma situação que tive conhecimento há dias.

O ano passado na Feira da Golegã, um dos melhores, senão o melhor espaço nocturno, e aquele que eu mais frequentei, foi o Pátio Cidade FM. Uma grande tenda, dividida por diversos bares, com o apoio da Rádio Cidade FM fez o bar mais badalado do certame. Como empresário taurino e sobretudo como aficionado desde algum tempo comecei a ficar deveras preocupado com o panorama em que nos encontramos devido às manobras “desses palhaços” que andam a querer acabar com a nossa festa brava.

Empresas como a Unicer, a Kodak, entre outras, incluindo a Rádio Cidade FM, declaram-se anti-taurinas. A empresa Toirolindo, da qual sou sócio, e a empresa Terra Brava, de Carlos Pegado, faziam publicidade dos seus eventos tauromáquicos no emissor da Rádio Cidade FM no Alentejo. No dia 19 de Junho, deste ano, o Exmo. Sr. Director de Programas da referida estação, Nuno Gonçalves, emite um comunicado em resposta a muitos e-mails de protesto que recebeu na sua caixa de correio enviados por meia dúzia de canalhas, comunicado que passo a transcrever:


Muito obrigado pelo seu cuidado quanto à ligação da Cidade FM a espectáculos tauromáquicos. Quero dizer à partida que, como é evidente, a Cidade FM NÃO APOIA este tipo de eventos, nem tem com eles qualquer tipo de relação. A situação que está na origem do seu protesto deveu-se a um lamentável erro de uma estação parceira da Cidade FM, que retransmite durante 16 horas a nossa emissão na região do Redondo… que levou à inserção do logótipo da estação em parte da publicidade a uma tourada na praça de Évora. É bom perceber que o impacto deste erro é extremamente limitado. No entanto, lamentamo-lo e tudo faremos para que não se repita. Obrigado e continue com a Cidade FM!”


Há dias tive conhecimento que este ano irá novamente existir o espaço nocturno “Pátio Cidade FM” na Feira da Golegã. Tudo bem. A Feira da Golegã nada têm a haver com Toiros, tem sim a haver com Cavalos. O problema é que as pessoas que estão envolvidas nesse projecto é tudo malta dos toiros, desde a organização até às pessoas proprietárias dos bares e isso para mim é algo de confuso e estranho. Não acredito que esses aficionados se prestem a servir essa Rádio assumidamente anti-taurina. Se muitos deles sempre estiveram e estão na primeira fila a defender a Festa Brava.

Algo de estranho se teria passado! Será que eles estão a ser utilizados por essa Rádio e não estão informados que ela se assume descaradamente como anti-taurina? Ou será que foram enganados e burlados por essa gentinha? Ainda há tempo para mostrarmos que não colaboramos nem promovemos aqueles que nos tem humilhado ou melhor com aqueles que querem destruir e acabar com a nossa querida festa. Se uma rádio se diz anti taurina nós aficionados devemos sintonizá-la? Devemos promove-la? Devemos deixar que nos utilizem consoante os seus interesses? Aqui fica a minha pequena reflexão como aficionado à arte e à cultura tauromáquica no nosso país.


Com os melhores cumprimentos,

Inácio Ramos Jr.
Pin It

0 comentários: