Montemor é praça cheia.






A bem arranjada praça de toiros de Montemor recebeu a sua tradicional corrida de toiros, por ocasião da Feira da Luz tendo este ano a empresa de Simão Comenda e Vacas de Carvalho e o Grupo de Forcados Amadores de Montemor decidido homenagear Alexandre Duarte (Veca). Notabilizou-se como um grande rabejador nas décadas de 80 e 90 marcando todas as gerações deste Grupo Alentejano.

Abriu praça Luis Rouxinol com uma actuação de boa nota, cravando com acerto a ferragem da ordem com destaque para os dois últimos ferros da sua serie e para um ferro de palmo com que encerrou a sua primeira actuação. No seu segundo toiro e após brinde a Mestre Luis Miguel da Veiga, Rouxinol esteve novamente em bom plano chegando com facilidade ao público, fruto da sua popularidade. Finaliza esta sua passagem por Montemor com o habitual par de bandarilhas para contentamento geral.

O segundo toiro da tarde coube a Vítor Ribeiro rubricando este, uma lide em plano positiva, estando correcto nos terrenos elegidos de modo a cravar correctamente a ferragem. No segundo toiro do seu lote, Ribeiro assina os melhores momentos de toureio frente a um bom toiro de Pinto Barreiros. Esteve imponente na colocação da ferragem, destacando-se os três últimos ferros com que encerrou a sua lide.

Completava o cartel o Praticante Tiago Carreiras com uma primeira actuação sem muito brilho, limitando-se a cravar a ferragem da ordem. No seu segundo toiro, ultimo da tarde , Carreiras chega então ao público fruto da prestação do seu cavalo craque Quirino. De facto é um regalo à vista ver o Quirino em praça. Obtém uma meritória serie de curtos para entusiasmo do publico presente.

No capítulo dos Forcados assistiu-se a uma tarde segura destacando-se a imponente, memorável, inolvidável cernelha à primeira tentativa da dupla Manuel Mata – João José Comenda a suportar vários derrotes impostos pelo exemplar de Pinto Barreiros. Olé Mata e Comenda. Nas restantes pegas foram Forcados da cara Pedro Freixo à terceira tentativa após duas tentativas que não se conseguiu fechar, João Cabral seguro à primeira tentativa numa sorte brindada à família de Veca, João Tavares correcto ao primeiro intento com boa primeira ajuda de João Caldeira Amaro, Pedro Santos sereno também ao primeiro intento numa pega bem fechada por todo o Grupo e bem rematada pelo rabejador Rodrigo Pietra e por fim igualmente à primeira tentativa o Cabo José Maria Cortes numa intervenção segura.

Manuel Mata, Pedro Freixo e Pedro Melro três forcados que marcaram os últimos anos dos Amadores de Montemor despediram-se da actividade regular deste Grupo.

Os toiros de Pinto Barreiros de imponente apresentação tiverem comportamento díspar com destaque para os 4º e 5ª toiros que foram bons toiros, os 3º e 6º que cumpriram e os 1º e 2º que foram pouco colaboradores.


(Foto: Francisco Romeiras)
Pin It

0 comentários: