Forcados de Monforte vencem em Portalegre.












Por ocasião da Feira das Cebolas, realizou-se em Portalegre na passada sexta-feira à noite uma entretida corrida, a corrida do programa de rádio “Três Tércios”.
João Moura ombreou com duas mulheres toureiras, Sónia Matias e Ana Batista frente a toiros da ganadaria de Rio Frio e João Moura. As pegas da noite estiveram a cargo de três grupos de forcados, Amadores de Portalegre, Alter-do-Chão e Monforte.

Poucas palavras servem para descrever o labor do cavaleiro João Moura com o cavalo Merlin na sua primeira actuação desta noite na sua terra natal. Talvez motivado pelas gentes da sua terra e que por si nutrem enorme carinho, o patriarca da família Moura deu show ao lidar de forma soberba um colaborante toiro em que deu lição de brega ligada e templada nos quatro curtos e palmo que deixou.
Ao quarto da ordem o cavaleiro desenvolveu também uma importante actuação frente a um toiro que não se empregava tanto nas reuniões e que custou a Moura um pouco mais de trabalho. No entanto o cavaleiro usou a sua experiência para provocar a investida ao oponente e deixar assim bons ferros curtos.

A primeira actuação de Sónia Matias foi de menos a mais. Nos compridos, as coisas não correram de feição mas logo encontrou sitio nos curtos, deixando bons ferros com uma brega exuberante.
A sua segunda prestação em Portalegre não foi afortunada, a Sónia coube o pior toiro da corrida e custou muito empenho à cavaleira deixar a ferragem da ordem. É lutadora e não deixou os seus créditos por mãos alheias, deixando por entre outros ferros um violino de recurso mas que resultou na perfeição.

Ana Batista foi protagonista de uma primeira actuação sem reparos a fazer. Esteve correcta na brega de colocação do toiro em sorte, nos remates e sobretudo nas reuniões e cravagens dos compridos, quatro curtos e dois emotivos palmos.
A sua segunda prestação foi também de bom nível, com bons ferros e alegria contagiante de Ana. Terminou com um par de bandarilhas de difícil cravagem, em que Ana passou inúmeras vezes em falso. No entanto o publico soube reconhecer o importante labor da cavaleira.

As pegas da noite foram de grande valor. Miguel Zagalo e Nuno Miranda consumaram ao primeiro intento as pegas a cargo dos Amadores de Portalegre.
Pelo agrupamento de Alter-do-Chão foram caras os forcados Sérgio Pires e Pedro Saldanha, consumando também à primeira tentativa as pegas ao segundo e quarto toiros.
Pelo Grupo dos Amadores de Monforte concretizaram pegas à primeira e terceira tentativa os forcados Nelson Catambas e Ricardo Carrilho, respectivamente.


O prémio em disputa para a melhor pega da noite foi ganho pelo forcado Nelson Catambas dos Amadores de Monforte pela pega consumada ao 3º toiro da noite.
Pin It

1 comentários: