Campeões martelados.


A história do Benfica nos Jogos Olímpicos é longa e dolorosa. Com presenças desde 1912, os atletas do clube da Luz acumularam uma soma gloriosa de... permitam-me que confira os meus apontamentos... é só mais um momento... ahá, cá está... uma medalha de bronze nos Jogos de 1984, a cargo de António Leitão.

A incapacidade olímpica tornou-se um complexo nos últimos 30 anos, à medida que o FC Porto somou uma medalha de ouro em 1996 e outra de bronze em 2000 (ambas por Fernanda Ribeiro) e que o Sporting acumulou uma barbaridade de medalhas: três de ouro (Carlos Lopes, 1984; Emanuel Amunike, 1996; Yuri Bilonog, 2004); quatro de prata (Lopes, 1976; Armando Marques, 76; Francis Obikwelu, 2004; e Ionela Tirlea, 2004); e uma de bronze (Rui Silva, 2004). Na tradição do olimpismo, o Benfica foi, até agora, uma nota (ou nódoa) de rodapé.

É possível que a relação de forças se altere esta semana. O Benfica apostou fortemente num trio de atletas para Pequim e tem a felicidade de contar com um quarto inesperado - Di Maria, no futebol - para obter, por fim, o desejado galardão.

É verdade que a aposta não é sustentada: à excepção de Nélson Évora, Telma Monteiro (no judo) e Vanessa Fernandes (no triatlo) formaram-se noutro lado e, à data da sua entrada no clube, nem sequer existiam secções de Judo ou Triatlo no Benfica. São, por assim dizer, campeões martelados, instantâneos como as papas, que constituem uma aposta isolada num potencial campeão para calar a humilhação. No atletismo, que já foi grande no Benfica, a representação limita-se a Nélson Évora.

Entretanto, Telma já falhou e, como o próximo ciclo olímpico ainda vai longe e a vida não está para despesas, será contemplada rapidamente com um bilhete só de ida para a margem sul.
Pin It

0 comentários: