10 considerações sobre os ciganos.



1-Os ciganos são o pior pesadelo de qualquer racista. É impossível dizer-se “Vai para a tua terra” a membros de uma etnia cuja origem geográfica não pode ser estabelecida com precisão.
2-O casamento é uma instituição em risco. Mas não graças à comunidade cigana com as suas bonitas tradições de casamentos combinados e de noivas que aprendem a coser as meias ao marido e a saltar à corda na mesma altura das suas vidas.
3-A integração das minorias étnicas na sociedade é obrigação de todos nós. Cabe aos portugueses maioritários (os de pele mais ou menos clara que fazem piqueniques na praia com mantas sobre a areia, panelões de cozido e garrafões de tinto) acolher os minoritários de braços abertos. Mesmo que sejam ciganos. E mesmo que fujam de nós e façam questão de viver numa sociedade quase feudal em pleno século XXI.
4-Sempre que há notícias sobre membros de minorias étnicas que cometem crimes, temos de pensar que a propensão para o crime não está relacionada com a etnia a que se pertence, que há gente e boa má em todos os grupos étnicos e nacionais e que a maioria será sempre boa. Só é pena que haja uma percentagem tão grande de ciganos decidida a contradizer estas afirmações.
5-É bastante provável que os ciganos tenham inventado a violência familiar. Apenas um começo muito precoce nessa prática consegue explicar a excelência hoje alcançada, tendo chegado ao ponto de transformar a violência familiar numa arte. Um pai que chega a casa bêbado e bate na mulher e nos filhos? Qual quê! Isso não é nada comparado com duas famílias de centenas de elementos envolvidas numa batalha campal com armas de grande calibre só porque um dos lados se esqueceu de convidar um primo em estado de coma para o casamento de dois noivos de 7 anos. E, já agora, representando uma parte tão pequena da população, como é possível aparecerem tantos sempre que há sarilhos?
6-Todos os povos têm as suas superstições e a maior parte é baseada em maior ou menor grau na realidade. Os ciganos têm medo de sapos. Mesmo que sejam feitos de porcelana baratucha. Não é bonito gozar com as crenças dos outros mas lá que é estúpido, é.
7-Até à data, em séculos de presença entre nós, o único cigano português a tornar-se célebre foi o futebolista Ricardo Quaresma. E está tudo dito.
8-A educação é muito importante. Mas não para os ciganos. Para os ciganos há outras coisas mais importantes. Por exemplo, vender na feira e idealizar variações criativas de nomes de marcas famosas (Aditas, Lewi’s, Pooma, Reetruk). E, por isso, os pais ciganos não têm grande interesse em enviar os filhos à escola. Mas compreende-se que seja complicado decorar a tabuada quando já se tem mulher e dois filhos.
9-Pedir não é vergonha. Vergonha é roubar. E quem melhor do que os ciganos para levar à letra este adágio popular. Ou, pelo menos, metade dele.
10-Havia aqui mais um ponto mas, infelizmente, foi roubado. Não quero apontar o dedo a ninguém.
Pin It

11 comentários:

Anónimo disse...

Ai Arturinho o ponto que aqui falta é que os Ciganos levam sempre os filhos aos assaltos para eles aprenderem a arte....

Anónimo disse...

os ciganos têm medo de sapos. Se nao quiser que eles entrem no seu estabelecimento ponha sapos á porta.Eles roubam sapatos aos muçulmanos das mesquitas nomeadamente no miratejo.

Anónimo disse...

aquilo que acabei de ler aqui é uma estupidez pegada, algo abominavel que nos nossos dias se chama racismo, todo o estereotipo feito em volta da etnia cigana devido ao comportamento de uma pequena minoria desta etnia !

Ou vão agora dizer que nao há muitos caucasianos que roubam, matam, violam ... que nao há muitos a violar as leis dos seus paises e a violar os valores morais da "sua" sociedade?!

Pessoalmente tenho 17 anos, sou mulher e acima de tudo sou cigana, e ao contrario do que dizem aqui, os meu pais nunca me ensinaram a roubar ou a violar as leis do meu pais (pais esse que me ignora como se as pessoas da minha etnia tivessem uma doença).

Não tenho nenhum casamento arranjado, isso é um custume ultrapassado se tivesse ido para a universidade ou minimamente feito uma pesquisa aprofundada antes de falar sem saber saberia que embora seja uma tradição bastante conhecida já não é realizada pelo povo cigano.

por isso vá instruir-se um bocadinho e fica aqui um conselho de que RACISMO É CRIME!

Anónimo disse...

Pois claro..salvo o ponto em que os ciganos se fazem valer por si para fazerem levar a sua à frente...Dizem que são minorizados, que não têm quaisquer direitos, mas basta um dizer que é cigano que parece que diz ser rei. Ainda hoje por nada, por não ter deixado um da dita etnia passar no seu carro por tão apressão que estava, foi motivo para parar o carro e ameaçar a minha namorada, entre isto apareceram claro, o resto dos membros da família, pois um não se vale por si, têm mesmo de vir todos, e reagir com violência, bater no carro, abrir a porta, ameaçar..e isto ninguém quer saber..vivo num país onde uma miserável família consegue fazer-se mostrar poderosa, só por dizer ser cigana. E estes conseguem ocupar casas, e dizer que só saem destas se lhe derem umas novas melhores, e o mais interessante disto tudo é que o governo dá...Vou tentar fazer o mesmo, mas não creio conseguir..Falta aqui referir a violência que grande parte destas famílias tem com os animais, mas isso fica para uma outra vez, vivo no Porto, será que os ciganos de outras terras são diferentes? Sei que pode ser muito chato generalizar, até porque tenho uns poucos amigos ciganos (1) e mesmo desse sei lá se é possível ter algo chamado confiança, se por algum motivo um membro da família se lembrar de implicar comigo.

Anónimo disse...

que texto mais racista!

Anónimo disse...

é realmente uma falta de nivel, ainda haver pessoas a pensar como tu.
será possivel que a tua familia é assim tao perfeita? antes de apontarmos o dedo aos outros nomeadamente os ciganos devemos olhar.nos para o espelho. isto claro se tens espelho em casa.
ninguem e perfeito.
e viver na ignorancia como tu e simplesmente triste.
lamento que a imaturidade de certas pessoas as impeça de ver a realidade com outros olhos, de uma forma mais homogenea.

discordo com tudo o que descabidamente mencionaste (de boca cheia, diga-se de passagem).
nao sou cigana mas convivo com eles, uma vez que nem portuguesa sou, atrevo.me a comentar.
devias olhar para eles e questionar-te sobre que uniao terá a tua familia.
nao ha coisa mais bonita de se ver do que uma etnia disposta a tudo para manter os seus individuos unidos.
nao ha coisa mais bela que ve-los a todos protegerem-se com unhas e dentes.
sinceramente acho que te ficava melhor dares um pouco mais de sapiencia a tua vida e preocupares em ocupar a mente... quem tem problemas é que se poe a inventar problemas nos outros, para que psicologicamente ajude a apaziguar os seus proprios problemas.

espero que estas criticas te ajudem a libertar esse espirito racista e a olhar para o mundo como um todo e nao como o teu mundo, onde o que te é desconhecido passa a ser sujo e repugnante, quando apenas e só apenas a tua mente o é!

Anónimo disse...

k tristeza de pessoa,tenho mesmo pena do teu ser interior...k deve combinar claro a pessoa k es fisicamente!!!
Es racista e esta mensagem é k te define como pessoa nojenta k és...isso nao ofende apenas a raça cigana e fica a saber k pela historia a propria raça portuguesa é a junção de outras raças´por assim dizer és arraçadoooo....
cuidado a colocar o nome próprio completo podes deixar de ter vida pa contar historias racistas aos teus netos.
PAZZZZZ

Anónimo disse...

racista de merda!
se te apanho tas lixado!

palmas minha gente, valorizemo-nos! porque este caralho nem saber o que e conexao inter-frasica sabe!!!
aulinhas de portugues po meninu artur!

pode ser que te fodas!!

poe uma foto tua pa ver a tua aparencia!!

ja que tocaste tanto no assunto "alcool" deves ser um merdas do pior....

um grande abraço meu caro! de quem gostaria muito d te ver......lixadu!

Anónimo disse...

Ciganos se me respeitarem, eu também vos respeito. Senão respeitarem a mim ou ao meu povo levam todos no focinho. Aqui na Ribeira do Porto é assim que as cenas funcionam, senão gostam têm um bom remédio, dêm a vaga ou a minha favela está pronta para vos bifar.

Ah mas se vocês dizem que não tem medo de ninguém e que são muito fortes apareçam cá á Favela da Ribeira do Porto e fazemo-vos mudar de ideias .|.

cristina disse...

Realmente,toda a gente a criticar e a falar mal dos ciganos,na maioria dos casos quem faz comentarios nem se identifica ,ha pois tem medo,do cigano...
ora bem eu pessoalmente não tenho nada contra os ciganos alias ,convivo diariamente com muitos ciganos e nao tenho problemas,agora acho uma tristeza enorme as pessoas falarem que o cigano rouba ,mata,recebe rendimento minimo,anda a boa vida e faz o que quer,isso e MENTIRA.os pretos do caralho e que voçes deviam criticar que assaltam matam as pessoas por cauda dum tlm e no fim ainda comem as vossas filhas,opah tenham noção,o Pais esta podre mas com tantos macacos que vem de africa.mas esses voçes adoram.comigo eram mortos a nascença.

Anónimo disse...

Para que nao aja duvidas... quem gosta de ciganos so pode:

a) nunca morou ao pe de nenhum ou nunca conviveu com nenhum

b) e cigano ou tem descendencia cigana

c) tem falta de parafusos e/ou alguma deficiencia grave

e) sem duvida que quem e discriminado e as outras raças..

Mais alguma duvida?

Ps: parabens ao autor do texto