Hoje em Las Ventas.

Fundada em 1846 por António José Pereira Palha, através de vacas adquiridas a José Veloso Horta e Marquês de Belas, Estevão de Oliveira e Sousa Falcão, procedentes, a maioria, da real vacada “Vasqueña” do Rei D. Miguel, as quais são cruzadas em 1871 com sementais de Concha Y Sierra e Miura, adquiridos por José Pereira Palha, sucessor do primeiro titular, que modifica ferro e divisa inicial.
Em 1937 herdam a ganadaria Francisco e Carlos Van-Zeller Palha, netos de Palha-Blanco, os quais, em 1942, eliminam o efectivo anterior, substituindo-o por vacas de Pinto Barreiros e Isaías e Túlio Vasquez, bem como, sementais de Ortega e Belmonte.
Na década de sessenta, e após falecimento daqueles irmãos, é a ganadaria adquirida pelos irmãos Botelho Neves e Folque de Mendonça, os quais introduzem sementais de Ribeiro Telles, comprando posteriormente vacas e sementais de Oliveiras Irmãos e, ainda, sementais de Torrealta.
Em 1994, é a ganadaria dividida entre os irmãos Folque de Mendonça e Botelho Neves, cabendo ao primeiro ferro e divisa originária, enquanto aumenta o efectivo com vacas e sementais de Baltasar Iban.


Pin It

0 comentários: